Termos de Utilização

Para prosseguir deve ler e aceitar os Termos de utilização.

-----------------------

ATENÇÃO – Pandemia por COVID-19
Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são febre  (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse e dificuldade respiratória (ex. falta de ar).
Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. 
Se tem algum destes sintomas, esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste ou pretende esclarecimentos sobre COVID-19, ligue para o SNS 24 (808 24 24 24).

------------------------

O MedicamentoCerto.pt® disponibiliza informaçãosobre problemas de saúde de menor gravidade (“sintomas”) e sobre Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), de acordo com a informação oficial dos mesmos (Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo).. Os conteúdos do MedicamentoCerto.pt® destinam-se a uso exclusivo por indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em território português (Portugal continental e ilhas).

Tenha atenção! O MedicamentoCerto.pt®:

  • NÃO substitui a consulta de um profissional de saúde. Deve sempre consultar um médico ou farmacêutico.

  • NÃO contém toda a informação relevante sobre problemas de saúde, sintomas, medicamentos ou outros produtos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO faz diagnósticos, autodiagnósticos ou triagem. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO deve basear-se exclusivamente em qualquer informação disponibilizada para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão).

  • NÃO garante o efeito do medicamento, nem a sua segurança, nem a inexistência de reações adversas ou efeitos secundários decorrentes da toma do medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO sugere, em caso algum, que o seu estado de saúde pode ser melhorado através da utilização de qualquer medicamento ou produto de saúde, nem que o seu estado de saúde pode ser prejudicado caso o medicamento ou produto de saúde não seja utilizado.

  • As informações contidas no MedicamentoCerto.pt® destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo a informação disponibilizada uma decisão final.

  • Todo e qualquer dado introduzido é da exclusiva responsabilidade do utilizador e, em consonância, todo e qualquer resultado decorrente da utilização da plataforma MedicamentoCerto.pt® é da responsabilidade exclusiva do utilizador.

Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar sempre o médico ou o farmacêutico.

Termos de utilização

MedicamentoCerto.pt

1. Propriedade

O MedicamentoCerto.pt é uma aplicação web propriedade da empresa serFarma, Lda.

1.2. Direitos de propriedade intelectual e outros

Todos os conteúdos, textos, imagens e sons, bem como os logótipos, nomes, marcas e sinais distintivos disponibilizados ou apresentados em MedicamentoCerto.pt estão protegidos por direitos de propriedade intelectual e/ou outros, e são da única e exclusiva propriedade da serFarma, Lda. ou a ela se encontram licenciados.

A utilização ou reprodução, por qualquer forma, dos conteúdos do MedicamentoCerto.pt sem prévia autorização escrita da serFarma, são expressamente proibidas.

2. Acesso

Para aceder ao MedicamentoCerto.pt, o indivíduo deve residir em território português, ser maior de idade e aceitar os Termos de utilização aqui descritos. A utilização do site implica o conhecimento das restrições, isenções, responsabilidades e limitações, confirmando-se a aceitação prévia, e sem qualquer reserva, das mesmas.

3. Relação com a serFarma

O acesso ao MedicamentoCerto.pt e a sua utilização não implicam ou estabelecem, por si só, qualquer relação comercial, incluindo de clientela, consultoria, mandato ou qualquer outra, entre o utilizador e a serFarma ou pessoas a ela relacionadas.

4. Obrigações de utilização

O utilizador é responsável pela utilização de todos os conteúdos, informação, dados e/ou outros que registe, receba e/ou transmita através de Medicamentocerto.pt, pelo que concorda em avaliar e assumir todos os riscos associados à sua utilização, registo e/ou transmissão.

5. Funcionamento do MedicamentoCerto.pt

O MedicamentoCerto.pt disponibiliza informação  sobre problemas de saúde de menor gravidade (“sintomas”) e Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e outros produtos de saúde. O utilizador aceita expressamente e reconhece que os MNSRM se encontram inequivocamente identificados como tal, existindo indicação expressa que se trata de um medicamento e estando incluídas as seguintes informações: nome do medicamento (marca), denominação comum (caso o medicamento contenha apenas uma substância ativa), dosagem (quantidade de medicamento por unidade do medicamento) e forma farmacêutica (forma como é apresentado). Estas  informações devem ser complementadas e confirmadas pela informação contida na respetiva embalagem secundária e no folheto informativo do medicamento em causa. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

O MedicamentoCerto.pt® não permite fazer diagnóstico, autodiagnóstico ou triagem. O MedicamentoCerto.pt® não é um substituto do aconselhamento personalizado prestado por um profissional de saúde, carecendo sempre da sua decisão e responsabilização.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não pode, em caso algum, levá-lo a concluir que o aconselhamento por um farmacêutico, consulta médica ou a intervenção cirúrgica é desnecessária e que, em particular, lhe foi sugerido um diagnóstico ou preconizado o tratamento por correspondência.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não lhe sugeriu que o efeito do medicamento é garantido, sem reações adversas ou efeitos secundários, com resultados superiores ou equivalentes aos de outro tratamento ou medicamento.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não lhe sugere, em caso algum, que o estado normal da sua saúde pode ser melhorado através da utilização do medicamento, nem que o estado normal da sua saúde pode ser prejudicado caso o medicamento não seja utilizado.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não o induz, por uma descrição ou representação detalhada da anamnese, ou por qualquer outra forma, a um falso diagnóstico ou auto-diagnóstico.

6. Informação constante do MedicamentoCerto.pt®

Toda a informação constante do MedicamentoCerto.pt® foi compilada pela serFarma com critérios de máxima idoneidade, atualização e correção. Os conteúdos são disponibilizados cumprindo todos os deveres de diligência e cuidados exigidos. Contudo, até à extensão máxima permitida pela lei aplicável, a serFarma não garante que a informação fornecida esteja isenta de erros - humanos e/ou informáticos - atrasos, interrupções, perdas de dados, omissões ou outros defeitos. Do mesmo modo, e não obstante as medidas técnicas e de segurança adotadas, a serFarma não garante que os seus ficheiros estejam isentos de vírus que contenham ou manifestem características contaminantes e/ou destrutivas.

A serFarma fará todos os esforços para assegurar que as informações fornecidas pelo MedicamentoCerto.pt® são precisas, atuais e completas mas não pode garantir essas qualidades. O utilizador aceita e reconhece que não deve basear-se exclusivamente em qualquer informação e/ou serviço disponibilizado no MedicamentoCerto.pt para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão), e nunca sem a prévia verificação ou análise crítica.

As informações contidas no MedicamentoCerto.pt destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo de forma alguma, ou em circunstância alguma, uma decisão final. O MedicamentoCerto.pt não é um substituto de um atendimento prestado por profissionais de saúde. O utilizador deve consultar um profissional de saúde em todas as circunstâncias.

7. Renúncia de garantias

O utilizador reconhece que todos os conteúdos do MedicamentoCerto.pt fornecidos pela serFarma são da exclusiva propriedade intelectual e direitos associados da serFarma. A serFarma não faz nenhuma declaração de garantia de qualquer espécie, implícita ou explícita, incluindo, mas não se limitando, à garantia relacionada com a precisão ou natureza do serviço, garantia de título, não infração, comercialização ou adequação a um determinado fim.

Além disso, sem limitação ao anteriormente exposto, o MedicamentoCerto.pt foi projetado para uma utilização em Portugal e só abrange os MNSRM e produtos de saúde comercializados e aprovados em Portugal. De acordo com o expresso anteriormente, o MedicamentoCerto.pt não fornece nenhuma informação sobre medicamentos não disponíveis em Portugal.

O utilizador reconhece que a atualização do MedicamentoCerto.pt fica ao critério exclusivo da serFarma. A serFarma não faz nenhuma declaração nem garantia, implícita ou explícita, no que diz respeito à compatibilidade da ferramenta, e suas futuras versões, com qualquer hardware ou software. A serFarma não representa, nem garante, a continuidade das características ou das instalações fornecidas pelo, ou através do serviço, nem a continuidade entre as várias versões dos mesmos.

Todas as garantias expressamente previstas deixam de ser aplicáveis: (1) se o utilizador final utilizar, alterar, armazenar ou instalar indevidamente todo ou parte do serviço; (2) se o utilizador final possuir ou utilizar software ou hardware que não cumpra as especificações fornecidas pela serFarma; (3) no caso de qualquer garantia expressa da conexão de ações ou omissões, externa à serFarma.

O utilizador compromete-se a:

i. Não imitar ou fazer passar-se por outrem nem fazer uma utilização abusiva da sua relação com outrem;

ii. Não violar, com ou sem intenção, qualquer lei nacional, regional ou internacional;

iii. Não registar e/ou transmitir, através de MedicamentoCerto.pt, qualquer conteúdo ilegal, ameaçador, provocador, abusivo, difamatório, obsceno, pornográfico, violador da privacidade, racista ou discriminatório contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas;

iv. Não registar e/ou transmitir, sem que para tal tenha direito, qualquer conteúdo sob lei ou contrato, incluindo informação confidencial obtida no âmbito de relações de trabalho ou profissionais, nomeadamente entre profissional de saúde-doente, ou informação que viole qualquer patente, direito de autor ou outro direito de propriedade de qualquer pessoa;

v. Não registar e/ou transmitir qualquer anúncio ou mensagem para grupos de pessoas não autorizados ou não solicitados, material promocional, esquema de negócio ou qualquer outra forma de solicitação;

vi. Não registar e/ou transmitir qualquer software que contenha vírus ou qualquer outro código, ficheiro ou programa de computador concebido para interromper, destruir, danificar ou limitar a funcionalidade de qualquer equipamento de hardware, software ou de telecomunicações;

vii. Não copiar, transmitir, modificar, distribuir, mostrar ou executar publicamente ou criar qualquer trabalho derivado de qualquer conteúdo que esteja disponível em medicamentocerto.pt;

vii. Não obter ou armazenar, sem autorização do respetivo titular, dados pessoais de outro ou outros utilizadores.

A serFarma não é responsável pelos resultados da decisão do utilizador através da consulta do MedicamentoCerto.pt, nem por quaisquer informações ou resultados por ele apresentados. A serFarma não assume, portanto, qualquer responsabilidade decorrente do incumprimento, por parte dos utilizadores, dos presentes termos e condições.

8. Publicidade

A publicidade no MedicamentoCerto.pt, bem como os conteúdos e hiperligações associadas, são da exclusiva responsabilidade das entidades anunciantes. A serFarma não se responsabiliza por quaisquer danos que possam ocorrer em virtude de relações que o utilizador venha a estabelecer com entidades que publicitem no MedicamentoCerto.pt.

Qualquer publicidade será distinguida com a menção PUB e estará claramente localizada em banners e/ou caixas especificamente criadas para o efeito.

9. Hiperligações ("links")

Em MedicamentoCerto.pt poderão existir hiperligações ("links") para outros sites da internet, registados em nome de terceiros. Estas hiperligações não traduzem qualquer ligação e/ou controlo sobre os mesmos, não se responsabilizando a serFarma pelos conteúdos aí disponibilizados, sua veracidade, correção e/ou exatidão, nem pela utilização que deles seja feita.

10. Avisos e alertas

A serFarma poderá eventualmente divulgar aos utilizadores avisos, através da criação de links para avisos, e que poderão servir para comunicar alterações aos presentes termos e condições ou para informar sobre qualquer outra matéria.

11. Responsabilidade

A serFarma não será responsável por quaisquer danos, prejuízos e/ou perdas sofridas pelo utilizador ou por terceiros em virtude de acasos fortuitos e/ou circunstâncias de força maior que ocorram durante a utilização do MedicamentoCerto.pt.

Sob nenhuma circunstância a serFarma terá responsabilidade perante o utilizador final ou qualquer outra pessoa por quaisquer danos diretos, indiretos, exemplares, especiais ou consequentes, decorrentes ou relacionados com a utilização ou incapacidade de utilizar o serviço ou com os conteúdos fornecidos pelo mesmo.

12. Assunção de Risco, Isenção de Responsabilidade, Indemnização

O utilizador final assume todos os riscos na seleção e utilização dos serviços MedicamentoCerto.pt e dos seus conteúdos. A serFarma não será responsável por quaisquer erros, imprecisões ou omissões relativas ao conteúdo disponibilizado ou por quaisquer atrasos ou interrupções na entrega do serviço.

O utilizador final reconhece ainda que a serFarma:(a) não tem controlo nem responsabilidade pela utilização final dos serviços do Medicamentocerto.pt e dos seus conteúdos; (b) não tem conhecimento das circunstâncias específicas e exclusivas em que o serviço e os respetivos conteúdos fornecidos possam ser usados pelo utilizador; (c) não assume nenhuma obrigação de completar ou atualizar o conteúdo de Medicamentocerto.pt; (d) não tem responsabilidade pelos dados ou informações fornecidas na sequência da utilização de Medicamentocerto.pt, por pessoas externas à serFarma.

A serFarma não será responsável, perante qualquer pessoa, por algum acordo de indemnização, reivindicações, ações judiciais, procedimentos, custos, honorários, danos ou outras perdas (pessoais ou coletivas) decorrentes ou relativas ao uso do Medicamentocerto.pt ou do conteúdo por ele disponibilizado. A serFarma não é responsável por quaisquer dados ou informações do serviço em casos de delito, danos pessoais ou negligência.

Além disso, não obstante o definido anteriormente, a serFarma não será responsável, em nenhuma circunstância, por quaisquer danos especiais, acidentais, diretos ou indiretos, de perda de lucros ou perda de negócios, decorrentes da utilização de MedicamentoCerto.pt

13. Disposições finais

A serFarma reserva-se o direito de, a todo o tempo e sem aviso prévio, rever os presentes termos e condições de acesso e utilização, com efeitos a partir da data da sua divulgação.

Caso alguma das disposições dos presentes termos e condições seja considerada ilegal ou inaplicável, no todo ou em parte, deverá a mesma ser considerada como não fazendo parte destes termos e condições, mantendo-se a validade e aplicabilidade das restantes disposições.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Política de Privacidade e Segurança

MedicamentoCerto

Dados pessoais

A serFarma Lda. não solicita ou guarda, em situação alguma, os seus dados pessoais como nome, morada ou outros contactos etc. As suas informações de perfil e de saúde introduzidas pelo utilizador em MedicamentoCerto.pt não poderão ser associadas pela serFarma à sua identificação pessoal.

Dados de utilização e tráfego

Todos os dados introduzidos no âmbito da utilização do MedicamentoCerto.pt, bem como aqueles relativos ao tráfego na mesma plataforma, são recolhidos e analisados pela serFarma e pelo Google no âmbito da análise de tráfego e estatística do site. Em caso algum é feita pela serFarma a associação destes dados à sua identificação pessoal.

Publicidade

A plataforma MedicamentoCerto.pt pode incluir anúncios publicitários cujos conteúdos e ligações são da exclusiva responsabilidade das entidades anunciantes. Qualquer publicidade será sempre claramente identificada com a menção PUB e estará localizada nas áreas específicas para esse efeito.

Política de Cookies

Os cookies são pequenos ficheiros de texto que é adicionado ao seu computador, tablet ou dispositivo móvel através do seu navegador de internet (browser). A colocação destas cookies ajudará o site a reconhecer o seu dispositivo na próxima vez que o visita, melhorando a experiência de utilização.

Os cookies utilizados não recolhem informação de identificação. Os cookies recolhem informações genéricas, designadamente a forma como os utilizadores chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países através do qual acedem ao site, etc. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências.

A qualquer momento pode, através do seu navegador de internet (browser) decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema.

A recusa de uso de cookies pode resultar na impossibilidade de ter acesso a algumas das suas áreas ou de receber informação personalizada.

Pode obter mais informações sobre cookies através desta página http://www.allaboutcookies.org/ .

 

Ao clicar em Aceitar e continuar, aceita todos os cookies e pode navegar no site.

 

O presente website rege-se pela Lei portuguesa.

Para mais informações poderá contactar a serFarma através de:

Morada: Rua Pedro Nunes | IPN Edif. C | 3030-199 Coimbra

Contacto: + 351 934 017 030

Email: apoio@serfarma.pt

Perguntas Frequentes

1. Introdução ao MedicamentoCerto
1.1. O que é o MedicamentoCerto.pt?

O MedicamentoCerto.pt é uma plataforma web que disponibiliza informação sobre os problemas de saúde de menor gravidade, Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e outros produtos de saúde.

1.2. O que são problemas de saúde de menor gravidade?

Os problemas de saúde de menor gravidade (designados como “sintomas” no MedicamentoCerto.pt) são “patologias comuns, sem consequências graves, considerados autolimitados (de curta duração) e que respondem bem ao tratamento dos sintomas” (FIP, 1999) Alguns exemplos de problemas de saúde de menor gravidade são: dores ligeiras (cabeça, dentes, garganta, musculares), febre, diarreia, obstipação, congestão nasal, tosse e rouquidão, acne, micoses, feridas superficiais e queimaduras.

1.3. O que é a automedicação?

A automedicação consiste na utilização de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) de forma responsável, sempre que se destine ao alívio e tratamento de queixas de saúde passageiras e sem gravidade, com a assistência ou aconselhamento opcional de um profissional de saúde.

1.4. O que são Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM)?

Os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) podem ser adquiridos sem receita porque a sua utilização não exige a supervisão do médico. Os MNSRM encontram-se identificados como tal, existindo indicação expressa que se trata de um medicamento e estando incluídas as seguintes informações: nome do medicamento (marca), denominação comum (caso o medicamento contenha apenas uma substância ativa), dosagem (quantidade de medicamento por unidade do medicamento) e forma farmacêutica (forma como é apresentado). Estas  informações devem ser complementadas e confirmadas pela informação contida na respetiva embalagem secundária e no folheto informativo do medicamento em causa. 
Os MNSRM podem ser adquiridos nas farmácias, outros locais de venda de MNSRM e através da internet (em websites de farmácias e outros locais de venda de MNSRM devidamente autorizados pelo INFARMED). Estes medicamentos são utilizados há longos anos e têm um perfil de segurança bem conhecido, pelo que estão acessíveis e podem ser comprados livremente, sem necessidade de receita médica. Estes medicamentos, tal como todos os restantes, obedecem a um conjunto de critérios de  qualidade, segurança e eficácia e estão sujeitos a aprovação pela entidade reguladora do medicamento, o INFARMED.
Os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF) podem ser adquiridos apenas nas farmácias, com aconselhamento de um profissional habilitado, e estão identificados com a sigla MNSRM-EF.
Os MNSRM destinam-se à prevenção, alívio ou tratamento de problemas de saúde ligeiros e sem gravidade (problemas de saúde de menor gravidade). São considerados seguros desde que utilizados de acordo com a informação disponível na embalagem e no folheto informativo.

1.5. Quais os objetivos do MedicamentoCerto.pt?

Os problemas de saúde de menor gravidade como febre, dores ligeiras, gripes ou constipações afetam um elevado número de pessoas em qualquer fase da vida, desde o nascimento até à velhice. São problemas em geral autolimitados e de curta duração mas que influenciam o bem-estar dos cidadãos e que podem evoluir para problemas de saúde mais graves. Uma correta autogestão (ou autocuidado) destes problemas permite aos utilizadores o alívio e/ou tratamento de forma autónoma, melhorando a sua saúde e reduzindo os custos. A automedicação é um dos componentes desse autocuidado e consiste na utilização de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) para a prevenção e alívio de queixas autolimitadas (problemas de saúde de menor gravidade), sem recurso à consulta médica. As situações passíveis de automedicação encontram-se legisladas no Despacho n.º 17690/2007, de 23 de Julho, e são estas situações (ou sintomas) que são abordadas no MedicamentoCerto.pt (ver "Quais são os sintomas disponíveis?").

A autogestão da saúde e a automedicação são, assim, processos muito importantes para todos os cidadãos e também para os sistemas de saúde. Quando realizadas de forma responsável permitem melhorar a saúde do doente, que poupa tempo e dinheiro, e otimizar os sistemas de saúde (reduzindo o número de consultas médicas, urgências e internamentos). No entanto, para que a automedicação seja realizada de forma adequada, o doente necessita de tomar decisões corretas. Para apoiar essas decisões, é fundamental ter acesso a informação de saúde, mas essa informação é, por vezes, difícil de obter, validar e interpretar. Para uma correta automedicação, o doente deve ser capaz de reconhecer o problema de saúde ou sintoma, determinar a sua gravidade (e a necessidade ou não de consultar um profissional), escolher o medicamento mais apropriado e utilizá-lo de forma correta. Caso o doente não tenha acesso a informação adequada e tome alguma decisão errada, a automedicação pode ser perigosa e prejudicar a saúde.

O  MedicamentoCerto.pt foi desenvolvido por farmacêuticos experientes no aconselhamento para o tratamento de problemas de saúde de menor gravidade e também no desenvolvimento de conteúdos de informação de saúde para o doente.

O MedicamentoCerto.pt tem o objetivode  disponibilizar informação sobre os diversos problemas menores de saúde (ou “sintomas”), nomeadamente, a sua descrição, causas e sinais; os sinais de alerta ou de gravidade; medidas de suporte, que são pequenos cuidados que o podem ajudar. O MedicamentoCerto.pt contém ainda informação sobre os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e/ou outros produtos de saúde como dermocosméticos (ex. cremes e loções), dispositivos médicos (ex. termómetro) ou suplementos.

O MedicamentoCerto.pt não faz diagnóstico nem triagem e não substitui a consulta de um profissional de saúde nem a leitura cuidadosa do Folheto Informativo de cada medicamento. O MedicamentoCerto.pt disponibiliza informação sobre saúde e sobre os MNSRM.

Nota: Todos os medicamentos apresentam riscos de segurança que podem não estar descritos. A informação sobre determinado medicamento não deve induzir que este seja eficaz, seguro e isento de efeitos secundários. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

1.6. A quem se destina o MedicamentoCerto.pt?

O MedicamentoCerto.pt destina-se a ser utilizado por cidadãos maiores de idade (com mais de 18 anos) de Portugal, mediante a consulta e aceitação dos Termos de utilização. Estes cidadãos podem utilizar o MedicamentoCerto.pt para consulta de informação dos seus próprios sintomas/medicamentos ou dos sintomas/medicamentos de terceiros ao seu cuidado (como por exemplo crianças ou idosos). No caso de estar a utilizar o MedicamentoCerto.pt para consulta de informação para terceiros deve introduzir as características do mesmo e não as suas.

2. Funcionamento do MedicamentoCerto
2.1. Como funciona o MedicamentoCerto?

O MedicamentoCerto.pt disponibiliza informação resumida sobre problemas de saúde de menor gravidade (“sintomas”), sobre a sua prevenção, alívio ou tratamento e informação resumida sobre os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) (“medicamento”).

Ao procurar por "sintoma" na homepage, encontra nas etapas seguintes, informação de saúde sobre o sintoma selecionado e, de acordo com as características selecionadas (perfil) (idade, alergias, doenças crónicas, etc.), o MedicamentoCerto.pt apresenta e informação filtrada sobre os MNSRM e outros produtos de saúde com indicação para o “sintoma” selecionado.

Ao procurar por "medicamento" na homepage, encontra nas etapas seguintes, informação resumida e filtrada, de acordo com as características (perfil) inseridas (idade, alergias, doenças crónicas, etc.), sobre o MNSRM selecionado.

Tenha atenção!

O MedicamentoCerto.pt:

  • NÃO substitui a consulta de um profissional de saúde. Deve sempre consultar um médico ou farmacêutico.

  • NÃO contém toda a informação relevante sobre problemas de saúde, sintomas, medicamentos ou outros produtos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO faz diagnósticos, autodiagnósticos ou triagem. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO deve basear-se exclusivamente em qualquer informação disponibilizada para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão).

  • NÃO garante o efeito do medicamento, nem a sua segurança, nem a inexistência de reações adversas ou efeitos secundários decorrentes da toma do medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO sugere, em caso algum, que o seu estado de saúde pode ser melhorado através da utilização de qualquer medicamento ou produto de saúde, nem que o seu estado de saúde pode ser prejudicado caso o medicamento ou produto de saúde não seja utilizado.

  • As informações contidas no MedicamentoCerto.pt® destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo a informação disponibilizada uma decisão final.

Todo e qualquer dado introduzido é da exclusiva responsabilidade do utilizador e, em consonância, todo e qualquer informação recolhida decorrente da utilização da plataforma MedicamentoCerto.pt é da responsabilidade única e exclusiva do utilizador.

Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deve consultar SEMPRE o médico ou o farmacêutico.

2.2. Como posso aceder ao MedicamentoCerto?

O acesso ao MedicamentoCerto.pt é feito através da página oficial, em www.medicamentocerto.pt

Poderá ter acesso ao MedicamentoCerto.pt a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet (ver Requisitos de utilização).

Antes da utilização do MedicamentoCerto.pt deve consultar e concordar com os respetivos Termos de Utilização.

2.3 Quais os requisitos de utilização do MedicamentoCerto?

O MedicamentoCerto.pt foi testado nas versões mais recentes de diferentes browsers mais utilizados: Internet Explorer, da Microsoft; Safari, da Apple Inc.; Mozilla Firefox, da Mozilla Foundation; Google Chrome, da Google.

Caso ocorra algum problema de compatibilidade verifique a versão do browser utilizado e proceda à sua atualização, se necessário. Se o problema persistir contacte-nos através do endereço geral@medicamentocerto.pt.

2.4. Quais são as etapas de funcionamento do MedicamentoCerto.pt?

Ao pesquisar por "sintoma" o MedicamentoCerto.pt funciona em 5 etapas distintas:

  1. Início

  2. Sintoma

  3. Características

  4. Resultados

  5. Informação

Ao pesquisar por "medicamento" o MedicamentoCerto.pt funciona em 4 etapas distintas:

  1. Início

  2. Características

  3. Resultados

  4. Informação

3. Pesquisa por "Sintoma", Etapa 1 - Início
3.1. Como posso selecionar um sintoma?

Na página inicial do MedicamentoCerto.pt poderá procurar por sintomas, sinais, problemas de saúde ou sinónimos ou pode selecionar diretamente da lista apresentada. Ao fazer uma pesquisa, o MedicamentoCerto.pt vai sugerir sintomas ou problemas que mais se aproximam dos termos da pesquisa. Para prosseguir deve clicar em “Avançar”.

Pode selecionar o sintoma através da pesquisa de sinónimos ou termos relacionados com o problema em causa. Se não conseguir encontrar o sintoma que pretende tratar confira a lista de sintomas disponíveis. Se, ainda assim, não encontrar o sintoma na lista, deve consultar um médico ou farmacêutico.

O MedicamentoCerto.pt não faz diagnóstico. O MedicamentoCerto.pt apresenta informação sobre os problemas menores de saúde (problemas ou sintomas ligeiros que são passíveis de automedicação).

Caso tenha dúvidas em identificar ou selecionar o seu sintoma deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

3.2. Quais são os sintomas disponíveis?

No MedicamentoCerto estão disponíveis os seguintes “sintomas”:

  • Pele
    • Acne
    • Calos
    • Caspa
    • Dermatite atópica
    • Dermatite de contacto
    • Dermatite seborreica
    • Eritema da fralda
    • Feridas
    • Frieiras
    • Herpes labial
    • Infeção no pénis
    • Micose das unhas
    • Micose dos pés
    • Picadas de insetos
    • Piolhos
    • Queda de cabelo
    • Queimaduras
    • Sarna
    • Tinha versicolor
    • Verrugas
  • Sistema Digestivo
    • Aftas
    • Azia
    • Candidíase oral
    • Cólicas no bebé
    • Diarreia
    • Dor de dentes
    • Enjoo em viagem
    • Flatulência
    • Gengivas inflamadas
    • Hemorroidas
    • Indigestão
    • Obstipação
  • Sistema Nervoso
    • Ansiedade
    • Dor de cabeça
    • Enxaqueca
    • Insónia
  • Sistema Respiratório
    • Congestão nasal
    • Dor de garganta e rouquidão
    • Gripe e constipação
    • Rinite alérgica
    • Tosse
  • Sistema Ginecológico
    • Dores menstruais
    • Infeção vaginal
  • Sistema Muscular
    • Dores músculo-esqueléticas
  • Geral
    • Febre
  • Sistema Vascular
    • Pernas cansadas e pesadas
  • Sistema Ocular
    • Conjuntivite alérgica
    • Olho seco e irritado

Esta lista baseia-se nas “situações passíveis de automedicação” que se encontram legisladas no Despacho n.º 17690/2007, de 23 de Julho, acessível em: http://www.infarmed.pt/documents/15786/1065790/011-D1_Desp_17690_2007.pdf. São sintomas ou queixas de menor gravidade e, em geral, autolimitados.

3.3. Não consigo encontrar o meu sintoma na lista. O que devo fazer?

O MedicamentoCerto.pt apresenta informação sobre problemas de saúde ligeiros que são passíveis de automedicação. Pode chegar ao sintoma através da pesquisa de sinónimos ou termos relacionados com o sintoma em causa. Se não encontrar o sintoma que pretende tratar confira a lista de sintomas disponíveis. Se ainda assim não encontra o seu sintoma, deve consultar um médico ou farmacêutico.  

O MedicamentoCerto.pt não faz diagnóstico de problemas de saúde. Caso tenha dúvidas em identificar ou selecionar o seu sintoma deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

4. Pesquisa por "Sintoma", Etapa 2 - Sintoma
4.1. Em que consiste a etapa “Sintoma”?

Após selecionar um sintoma e clicar em “Avançar”, entra na etapa “Sintoma”. Esta etapa contém informação resumida sobre o problema escolhido como a descrição, possíveis causas, como tratar, entre outras. Poderá ainda abrir e guardar um ficheiro PDF “Folheto do Sintoma”, clicando no símbolo, apresentado no canto superior direito do texto.

Nesta etapa é ainda apresentada uma lista de “sinais de alerta” que são condições ou situações que podem representar uma situação de saúde mais complexa ou grave e que, por isso, devem ser avaliadas por um profissional de saúde (médico ou farmacêutico) (Ver O que são os sinais de alerta?).

Caso identifique algum destes sinais, deve selecionar a checkbox correspondente. Ao avançar surgirá um alerta que reforça a necessidade de consultar um médico ou farmacêutico.

Se não estiver presente nenhum dos sinais de alerta, clique em “Avançar” para a fase seguinte.

O MedicamentoCerto.pt não faz diagnóstico nem triagem. Se tiver dúvidas na identificação do sintoma ou dos sinais de alerta deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

4.2. Que informação sobre os sintomas está disponível?

Na etapa “Sintoma” tem acesso a informação resumida sobre o sintoma ou problema de saúde e sobre os respetivos sinais de alerta. Nesta página pode ler e fazer download de um folheto informativo sobre o sintoma/problema de saúde em causa (“Folheto do Sintoma”), acessível no canto superior direito da informação, com o símbolo .

Na etapa “Resultados” tem ainda acesso a um conjunto de Dicas para ajudar a aliviar os sintomas. Também nesta etapa pode aceder ao “Folheto do Sintoma”, no mesmo símbolo .

4.3. O que são os “Sinais de alerta”?

O tratamento em automedicação de problemas de saúde de menor gravidade exige que estes problemas sejam queixas menores e autolimitadas, que não representem um risco grave para a saúde do doente. Para isso, estão descritos, para cada sintoma, sinais de alerta. A presença de algum destes sinais significa que o sintoma pode representar uma situação mais complexa ou grave, que deve ser avaliada por um profissional de saúde (médico ou farmacêutico). Estes sinais de alerta podem incluir características pessoais como a idade, o historial clínico (doenças crónicas e medicamentos) ou ainda características do(s) sintoma(s) como a sua duração. Em caso algum deve tentar tratar um sintoma ou seja, avançar para a fase seguinte do MedicamentoCerto.pt, quando identificar algum sinal de alerta, sem consultar um profissional de saúde.

Os sinais de alerta apresentados para cada sintoma são apenas indicativos e não significam, obrigatoriamente, que a sua situação de saúde é grave, pelo que deve SEMPRE aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico. Por outro lado, se apresentar algum outro sinal ou sintoma que não esteja na lista mas que o incomoda ou preocupa bastante, ou que seja de longa duração, deve SEMPRE aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico.

Os sinais de alerta apresentados podem ser acompanhados de informação adicional, acessível no botão com a sigla “i”, e que o ajuda a identificar corretamente os mesmos.

Alguns exemplos de sinais de alerta:

Para a GRIPE E CONSTIPAÇÃO

Já utilizou algum medicamento e não se sentiu melhor - Se já utilizou algum medicamento para tratar os sintomas de gripe ou constipação e não está melhor pode tratar-se de um problema mais complexo ou grave e, por isso, necessita de consultar um médico para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem menos de 2 anos  - Se os sintomas de gripe ou constipação estão presentes num bebé com menos de 2 anos, deve consultar um médico para um correto diagnóstico e tratamento.

Os sintomas duram há mais de 1 semana - Uma duração prolongada significa que já não se trata de um sintoma autolimitado e que pode ser uma situação mais complexa ou grave, pelo que deve consultar um médico para um correto diagnóstico e tratamento.

Está grávida ou a amamentar - No caso das grávidas ou mulheres a amamentar, a gripe ou constipação pode ser um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem febre alta (superior a 39ºC)  - A presença de febre alta pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem vómitos  - A presença de vómitos pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem dor no peito, dificuldade em respirar ou respiração com ruídos (pieira) - A presença destes sinais pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem dificuldade em engolir - A presença de dor de garganta forte e dificuldade em engolir pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem dor de ouvido há mais de 48 horas - A dor de ouvidos prolongada pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem alterações na pele - A presença de manchas ou outras alterações na pele pode indicar a presença de um problema mais complexo ou grave, pelo que deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

É diabético(a) - Se é diabético(a) deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem asma (doença dos pulmões) - Se tem asma deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem DPOC (doença dos pulmões) - Se tem DPOC deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem insuficiência cardíaca (doença do coração) - Se tem insuficiência cardíaca deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

Tem insuficiência renal (doença dos rins) - Se tem insuficiência renal deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

É imunodeprimido - Se é imunodeprimido(a) deve consultar um médico, para um correto diagnóstico e tratamento.

5. Pesquisa por "Sintoma", Etapa 3 - Características
5.1. Em que consiste a etapa “Características”?

Depois da informação sobre o “sintoma”, ao clicar em “avançar”, passa à etapa "Características". Nesta etapa são recolhidos alguns dados do seu perfil, para filtrar a informação constante nas etapas seguintes. Deve introduzir corretamente e de forma completa estes dados:

  • O seu sexo: Masculino ou Feminino

  • A sua idade

  • O seu peso (obrigatório apenas para crianças com menos de 12 anos)

  • A presença de alguma condição específica como: Gravidez ou Amamentação (no caso das mulheres), Hábitos de consumo (se fuma ou consome bebidas alcoólicas regularmente), Atleta de alta competição, Condutor (veículos automóveis, máquinas, etc.) ou se está debilitado ou acamado.

  • A existência de alguma Alergia ou Intolerância (ver Como identificar alergias e intolerâncias?).

  • A existência de algum Problema de Saúde ou Doença Crónica.

  • Se toma algum Medicamento habitualmente.

Notas importantes:

No caso de estar a utilizar o MedicamentoCerto.pt para consulta de informação destina a terceiros ao seu cuidado deve introduzir as características do mesmo a tratar e não as suas.

A informação filtrada disponibilizada pelo MedicamentoCerto.pt tem em conta o “sintoma” e as “características”, pelo que a sua introdução de forma correta permite otimizar a informação disponibilizada.

5.2. Como identificar alergias e intolerâncias?

Na presença de alguma Alergia ou Intolerância, deve identificá-la(s). Deve identificar as suas alergias e/ou intolerâncias a medicamentos mas também a alimentos ou outras substâncias.

Para identificar as alergias ou intolerâncias, na Etapa 3 - Características, deve pesquisar a sua alergia na caixa junto à questão “Tem alguma alergia ou intolerância?”. No caso de alergias a medicamentos, a pesquisa tem que ser feita pela Denominação Comum Internacional (DCI) ou nome genérico e não pela marca do medicamento (p. ex. deve pesquisar Paracetamol ou Ibuprofeno e não Ben-u-Ron ou Brufen).

As sugestões de alergias que são apresentadas resultam de uma lista pré definida que inclui: 1) excipientes com efeito conhecido (de acordo com EMA Guidelines, Medicinal Products for Human Use Safety, environment and information, Excipients in the label and package leaflet of medicinal products for human use, July 2003), 2) alergénios (de acordo com a lista do Centro de Terminologias Clínicas de Portugal, SNOMED CT) e 3) as classes de medicamentos e correspondentes substâncias ativas (Denominação Comum Internacional ou nome genérico) mais frequentemente implicadas em reações alérgicas (de acordo com Warrington and Silviu-Dan Allergy, Asthma & Clinical Immunology 2011, 7(Suppl 1):S10). Se não encontrar correspondência com o termo que está a pesquisar deve consultar o seu médico ou farmacêutico. Agradecemos ainda que nos envie um email para geral@medicamentocerto.pt a informar sobre a sua alergia.

5.3. Como posso adicionar um problema de saúde ou doença crónica?

Deve identificar os seus problemas de saúde ou doenças crónicas na etapa 3, “Características”. Os problemas de saúde ou doenças crónicas como a diabetes, hipertensão, asma, etc devem ser identificados mesmo que esteja a fazer alguma medicação. Caso sofra de algum problema de saúde ou doença crónica deve pesquisar o(s) seu(s) problema(s) de saúde na caixa de pesquisa da questão “Tem algum problema de saúde ou doença crónica?”.

A lista de problemas de saúde apresentada tem por base uma adaptação da Classificação Internacional de Cuidados Primários, 2ª Edição (ICPC2) do Comité Internacional de Classificações WONCA (WICC) nas categorias: Infeções, Neoplasias, Anomalias Congénitas e Outros Diagnósticos. Na pesquisa livre, o programa permite procurar também doenças que estejam incluídas em cada um dos problemas classificados, sugerindo a respetiva classificação sempre que aplicável. Em geral, o programa sugere a melhor correspondência ao termo que indicou, na classificação ICPC2.

Alguns problemas de saúde mais específicos (como por exemplo os relativos a transtornos do metabolismo de determinados nutrientes) foram classificados de acordo com a International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems 10th Revision (ICD10).

Caso tenha dificuldade em identificar corretamente o(s) seu(s) problema(s) de saúde ou doenças crónicas nas nossas listas deve consultar um profissional de saúde (médico ou farmacêutico) para aconselhamento.

No caso de estar a preencher para terceiros (por exemplo, criança ou idoso a seu cargo) deve identificar corretamente os problemas de saúde do doente em causa.

5.4. Como posso adicionar um medicamento que esteja a tomar?

Se estiver a tomar algum medicamento, quer seja de forma habitual (por exemplo, um medicamento para tratar a hipertensão ou a diabetes) ou ocasional (por exemplo, um antibiótico para tratar uma infeção), deve identificar esse(s) medicamento(s) na etapa 3 “Características”. Na caixa de pesquisa da questão "Toma algum medicamento?" deve procurar o(s) medicamentos(s). Deve pesquisar o medicamento pela respetiva marca, identificando corretamente a dosagem do medicamento e a forma farmacêutica (ou apresentação), alguns exemplos:

  • Ben-u-Ron, 500mg, comprimidos
  • Aspirina GR, 100mg, comprimidos gastrorresistentes

Se tiver dificuldade em identificar corretamente o(s) seu(s) medicamento(s) nas nossas listas deve consultar um profissional de saúde (médico ou farmacêutico) para aconselhamento. No caso de estar a utilizar o MedicamentoCerto.pt para terceiros (por exemplo criança ou idoso) deve identificar corretamente os medicamentos do doente em causa.

6. Pesquisa por "Sintoma", Etapa 4 - Resultados
6.1. Como é que o MedicamentoCerto chega aos “Resultados”?

A informação apresentada na etapa dos "Resultados" tem por base a informação pública disponibilizada pelo INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., sobre cada MNSRM (e MNSRM-EF) comercializado em Portugal, nomeadamente na informação do respetivo Resumo das Características do Medicamento (RCM) e/ou do respetivo Folheto Informativo (FI) aprovados (acessíveis em http://app7.infarmed.pt/infomed/). A informação foi recolhida e resumida por farmacêuticos e é filtrada de acordo com os dados inseridos na plataforma (sintoma, características, etc.).

Notas importantes:

Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deve consultar SEMPRE o médico ou o farmacêutico.

O MedicamentoCerto.pt:

  • NÃO substitui a consulta de um profissional de saúde. Deve SEMPRE consultar um médico ou farmacêutico.

  • NÃO contém toda a informação relevante sobre problemas de saúde, sintomas, medicamentos ou outros produtos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO faz diagnóstico, autodiagnóstico ou triagem. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO deve basear-se exclusivamente em qualquer informação disponibilizada para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão).

  • NÃO garante o efeito do medicamento, nem a sua segurança, nem a inexistência de reações adversas ou efeitos secundários decorrentes da toma do medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO sugere, em caso algum, que o seu estado de saúde pode ser melhorado através da utilização de qualquer medicamento ou produto de saúde, nem que o seu estado de saúde pode ser prejudicado caso o medicamento ou produto de saúde não seja utilizado.

  • As informações contidas no MedicamentoCerto.pt destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo a informação disponibilizada uma decisão final.

  • Todo e qualquer dado introduzido é da exclusiva responsabilidade do utilizador e, em consonância, todo e qualquer resultado decorrente da utilização da plataforma MedicamentoCerto.pt é da responsabilidade total e exclusiva do utilizador.

6.2. Quais os “Resultados” que posso obter?

Na página “Resultados" tem acesso às seguintes informações:

  • Dicas para ajudar a aliviar o sintoma: pequenos cuidados que ajudam a tratar, aliviar ou prevenir o(s) sintoma(s). Pode fazer download desta informação clicando no símbolo . Esta informação será completada com informação sobre o sintoma.

  • Medicamentos para o tratamento: listas de acesso a informação de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) filtrados de acordo com a informação introduzida nas etapas anteriores. Os medicamentos estão organizados em 1 ou mais listas, de acordo com o “tipo de ação”. Por exemplo, para aliviar a DOR DE GARGANTA surgem 2 listas: medicamentos com “Efeito local”, como uma pastilha, e medicamentos com “Efeito sistémico”, como um comprimido analgésico (para aliviar a dor). Neste caso, pode selecionar ao mesmo tempo um medicamento de cada lista, uma vez que a sua ação é complementar.

  • Ao selecionar um medicamento este fica marcado com um "check". Depois de selecionar o(s) medicamento(s) que pretende obter informação, deve clicar em "Avançar" (no final da página).

Notas importantes: Todos os medicamentos apresentam riscos de segurança que podem não estar descritos. A informação sobre determinado medicamento não sugere ou garante que este seja eficaz, seguro e isento de efeitos secundários. A informação disponibilizada não está completa e deve consultar SEMPRE o Folheto Informativo. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

6.3. Em que consistem as “Dicas para ajudar a aliviar os sintomas”?

As “Dicas para ajudar a aliviar os sintomas” são pequenos cuidados que ajudam a tratar, aliviar ou prevenir o sintoma. Não implicam a utilização de medicamentos e, muitas vezes, são suficientes para o(a) ajudar. Pode fazer download da informação das “dicas” clicando no símbolo . Neste folheto, esta informação será completada com informação sobre o sintoma.

6.4. Em que consistem os “Medicamentos para tratamento”?

Os "Medicamentos para Tratamento/Alívio" apresentados na página de "Resultados" são Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica com indicação para tratar/aliviar determinados sintomas ou problemas e que foram filtrados de acordo com os dados inseridos nas etapas anteriores. Estes resultados podem incluir várias listas de medicamentos, que consistem em diversas abordagens terapêuticas ou opções disponíveis que se podem complementar. Por exemplo, para aliviar a DOR DE GARGANTA surge uma lista de medicamentos com “Efeito local”, como uma pastilha, e também uma lista de medicamentos com “Efeito sistémico”, como um comprimido analgésico (para aliviar a dor). Em muitos casos a sua indicação e ação é complementar.

Ver também Como estão organizadas as listas de resultados?

Nota: Todos os medicamentos apresentam riscos de segurança que podem não estar descritos. A informação sobre determinado medicamento não garante que este seja indicado, eficaz, seguro e isento de efeitos secundários. Consulte o médico ou farmacêutico.

6.5. Nas listas de medicamentos, o que significam os termos “efeito local” e “efeito sistémico”?

Na página de "Resultados" terá acesso a uma ou várias listas de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) com indicação para tratar/aliviar determinados sintomas ou problemas e que foram filtrados de acordo com os dados inseridos nas etapas anteriores. Em cada lista só pode selecionar 1 (um) medicamento. Se os resultados incluem várias listas de medicamentos, pode selecionar um ou mais MNSRM mas só apenas 1 (um) medicamento em cada lista. As várias listas de medicamentos apresentadas para o mesmo sintoma consistem em diversas abordagens terapêuticas ou opções de tratamento que se podem complementar. Essas listas podem estar divididas em “Efeito local”, em que o medicamento atua diretamente no local onde é aplicado (pele, boca, garganta, etc.) e “Efeito sistémico” em que o medicamento é ingerido (tomado) e absorvido no sistema digestivo, passando para a corrente sanguínea.

6.6. Como estão organizadas as listas de medicamentos dos resultados?

Na página dos Resultados tem acesso a uma ou mais listas de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) disponíveis que poderá utilizar. Estas listas incluem os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) disponíveis, aprovados pelo INFARMED, comercializados em Portugal, com indicação para o sintoma ou problema de saúde identificado e adequados de acordo com as Características e Histórico introduzidos. As listas contêm todos os medicamentos que cumpram todas as condições acima referidas à data da última atualização da Base de Dados da serFarma1. A ordenação dos medicamentos em cada lista NÃO tem em conta qualquer critério clínico ou de qualidade. Pode reorganizar a lista de acordo com as suas preferências em “Preferências” (ver Em que consiste as "preferências" nos resultados?).

Não obstante estes critérios de organização, o MedicamentoCerto.pt é uma plataforma de aconselhamento isenta que disponibiliza a lista de MNSRM, ou seja, todos os MNSRM disponíveis, aprovados, comercializados e indicados para cada um dos problemas de saúde ou sintomas, de acordo com a informação constante da base de dados disponibilizada pelo INFARMED I.P. e mediante a informação tratada e disponibilizada pela serFarma1.

A partir da(s) lista(s) de resultados, pode selecionar um ou mais MNSRM mas só deve escolher 1 (um) medicamento de cada lista. As várias listas de medicamentos que podem ser apresentadas para o mesmo sintoma consistem em diversas abordagens terapêuticas ou opções de tratamento que se complementam. Por exemplo, para aliviar a DOR DE GARGANTA poderá utilizar um medicamento com “Efeito local”, como uma pastilha, e um medicamento com “Efeito sistémico”, como um comprimido analgésico (para aliviar a dor). Pode selecionar 1(um) medicamento de cada lista, uma vez que a sua ação é complementar. Não é obrigatório selecionar um medicamento em cada lista, ou seja, pode selecionar apenas o(s) medicamento(s) que pretender.

São apresentadas (sempre que possível) as imagens ilustrativas das embalagens externas e/ou internas dos medicamentos, para facilitar uma correta identificação do mesmo. A serFarma não garante que estas imagens tenham qualidade ótima e que correspondem às embalagens atuais dos medicamentos em causa.

1. As atualizações são da responsabilidade da serFarma e são realizadas com a periodicidade de 1(um) ano.

6.7. Em que consiste a funcionalidade "Preferências" nos resultados?

De forma a que o utilizador possa reorganizar a(s) lista(s) de medicamentos de acordo com as suas preferências, estão disponíveis vários critérios e filtros:

  • Ordem alfabética: organiza os medicamentos por ordem alfabética da marca comercial.

  • Medicamento genérico: apresenta apenas os medicamentos genéricos.

  • Apresentações farmacêuticas1: na lista de preferências surgem as diferentes apresentações disponíveis, por exemplo, Comprimido/Cápsula, Creme/pomada/gel, Forma líquida/para diluir; o utilizador pode assim limitar os resultados apresentados (por exemplo escolher apenas formas líquidas/para diluir).

1. Os medicamentos foram classificados em grupos de apresentações farmacêuticas (que podem incluir diversas formas farmacêuticas), definidos tendo por base a classificação do INFARMED.

6.8. Que informação está disponível sobre cada medicamento?

Em "Resultados" ao clicar em cada medicamento obtém a informação relevante para utilizar corretamente do medicamento selecionado, nomeadamente, os seguintes tópicos1:

  • Nome do medicamentos

  • Imagem do medicamento (se disponível)

  • O que é e para que serve

  • Não tome se

  • Antes de tomar

  • Como devo tomar/usar este medicamento?

    • Dose ou quantidade em cada toma

    • Imagens para apoiar a utilização correta (pictogramas)

    • Modo de administração

    • Dose máxima diária (dose ou quantidade máxima num dia, correspondente a 24 horas)

  • Por quanto tempo devo tomar este medicamento?

NOTA IMPORTANTE: A informação de utilização tem em conta os dados inseridos nos passos anteriores. Caso algum dado esteja incorreto ou incompleto, esta informação poderá estar errada, em caso de dúvidas contacte o seu médico ou farmacêutico.

  • Como guardar este medicamento?

Poderá ser apresentada informação pertinente adicional, por exemplo, quando é selecionada a opção “condutor de máquinas/veículos”, "Grávida" ou "A Amamentar".

A informação apresentada resulta do respetivo RCM do medicamento. Trata-se de uma informação resumida e filtrada de acordo com os dados inseridos ao longo da utilização da plataforma. Desta forma, deve consultar SEMPRE o Folheto Informativo. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

Notas importantes: Todos os medicamentos apresentam riscos de segurança que podem não estar descritos. A informação sobre determinado medicamento não sugere ou garante que este seja eficaz, seguro e isento de efeitos secundários. A informação disponibilizada não está completa e deve consultar SEMPRE o Folheto Informativo. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

1. Os tópicos de informação podem não estar sempre todos presentes para todos os medicamentos.

7. Opção de compra do medicamento
7.1. Como posso adquirir os medicamentos a partir do MedicamentoCerto.pt?

A serFarma é a empresa promotora do medicamentoCerto.pt e não comercializa medicamentos ou qualquer outro produtos de saúde.

Em caso de parcerias estabelecidadas com locais de venda autorizados (farmácia, parafarmácias ou locais de venda de MNSRM) poderá surgir a opção de comprar e, nessa caso, no ícone correspondente, será redirecionados para a página respetiva.

Não é da responsabilidade da serFarma qualquer ato de compra/venda, troca ou devolução relativamente aos produtos identificados.

Qualquer questão adiconal poderá contactar-nos para geral@serfarma.pt.

8. Pesquisa por "Medicamento", Etapa 1 - Início
8.1. Como posso selecionar um medicamento?

Na página inicial do MedicamentoCerto.pt poderá procurar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) clicando no botão "Medicamento". Ao introduzir pelo menos 3 caracteres o MedicamentoCerto.pt vai apresentar os MNSRM cujo Nome ou Denominação Comum Internacional (DCI) da(s) substância(s) ativa(s) contém os caracteres inseridos. Depois de selecionar o MNSRM deve confirmar "O Sintoma Associado" para o qual pretende consultar informação sobre o medicamento.

O MedicamentoCerto.pt contém a lista de MNSRM e MNSRM-EF autorizados e comercializados em Portugal. A lista é atualizada regularmente mas poderá não conter todos os MNSRM disponíveis. Caso tenha dúvidas em identificar ou selecionar o MNSRM deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

8.2. Quais são os medicamentos disponíveis para pesquisa?

O MedicamentoCerto.pt contém a lista de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF) autorizados e comercializados em Portugal. A lista é atualizada regularmente mas poderá não conter todos os MNSRM disponíveis. Caso tenha dúvidas em identificar ou selecionar o MNSRM deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

8.3. Não consigo encontrar o medicamento na lista. O que devo fazer?

O MedicamentoCerto.pt contém a lista de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) autorizados e comercializados em Portugal. A lista é atualizada regularmente mas poderá não conter todos os MNSRM disponíveis. Caso tenha dúvidas em identificar ou selecionar o MNSRM deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

8.4. Ao escolher o medicamento porque tenho de "Selecionar o Sintoma Associado"?

Depois de selecionar o Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) que pretende pesquisar deve confirmar "O Sintoma Associado". Vão surgir os problemas de saúde ou sintomas para os quais o medicamento é indicado. Deve escolher o problema/sintoma correspondente de forma a obter informação de como tomar/utilizar o medicamento, uma vez que, de acordo com a indicação, a informação pode ser diferente. Se não encontrar o seu problema, na lista de Sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico.

8.5. Não consigo encontrar o sintoma na lista de "sintomas associados". O que devo fazer?

Caso não encontre o sintoma para o qual quer tratar com o medicamento poderá significar que o medicamento não tem indicação para o problema. Consulte sempre o seu médico ou farmacêutico.

9. Pesquisa por "Medicamento", Etapa 2 – Características
9.1 Em que consiste a etapa “Características”?

Depois da informação sobre o “sintoma”, ao clicar em “avançar”, passa à etapa "Características". Nesta etapa são recolhidos alguns dados do seu perfil, para filtrar a informação constante nas etapas seguintes. Deve introduzir corretamente e de forma completa estes dados:

  • O seu sexo: Masculino ou Feminino

  • A sua idade

  • O seu peso (obrigatório apenas para crianças com menos de 12 anos)

  • A presença de alguma condição específica como: Gravidez ou Amamentação (no caso das mulheres), Hábitos de consumo (se fuma ou consome bebidas alcoólicas regularmente), Atleta de alta competição, Condutor (veículos automóveis, máquinas, etc.) ou se está debilitado ou acamado.

  • A existência de alguma Alergia ou Intolerância (ver Como identificar alergias e intolerâncias?).

  • A existência de algum Problema de Saúde ou Doença Crónica.

  • Se toma algum Medicamento habitualmente.

Notas importantes:

No caso de estar a utilizar o MedicamentoCerto.pt para consulta de informação destina a terceiros ao seu cuidado deve introduzir as características do mesmo a tratar e não as suas.

A informação filtrada disponibilizada pelo MedicamentoCerto.pt tem em conta o “sintoma” e as “características”, pelo que a sua introdução de forma correta permite otimizar a informação disponibilizada.

9.2. Como identificar alergias e intolerâncias?

Na presença de alguma Alergia ou Intolerância, deve identificá-la(s). Deve identificar as suas alergias e/ou intolerâncias a medicamentos mas também a alimentos ou outras substâncias.

Para identificar as alergias ou intolerâncias, na Etapa 2 - Características, na questão “Tem alguma alergia ou intolerância?” deve pesquisar a sua alergia. No caso de alergias a medicamentos, a pesquisa tem que ser feita pela Denominação Comum Internacional (DCI) ou nome genérico (ex. deve pesquisar Paracetamol ou Ibuprofeno e não Ben-u-Ron ou Brufen).

As sugestões de alergias que são apresentadas resultam de uma lista pré definida que inclui: 1) excipientes com efeito conhecido (de acordo com EMA Guidelines, Medicinal Products for Human Use Safety, environment and information, Excipients in the label and package leaflet of medicinal products for human use, July 2003), 2) alergénios (de acordo com a lista do Centro de Terminologias Clínicas de Portugal, SNOMED CT) e 3) as classes de medicamentos e correspondentes substâncias ativas (Denominação Comum Internacional ou nome genérico) mais frequentemente implicadas em reações alérgicas (de acordo com Warrington and Silviu-Dan Allergy, Asthma & Clinical Immunology 2011, 7(Suppl 1):S10). Se não encontrar correspondência com o termo que está a pesquisar deve consultar o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento. Agradecemos ainda que nos envie um email para geral@medicamentocerto.pt a informar sobre a sua alergia.

9.3. Como posso adicionar um problema de saúde ou doença crónica?

Pode identificar os seus problemas de saúde ou doenças crónicas na etapa 2, “Características”. Os problemas de saúde ou doenças crónicas como a diabetes, hipertensão, asma, etc devem ser identificados mesmo que esteja a fazer alguma medicação. Caso sofra de algum problema de saúde ou doença crónica deve pesquisar o(s) seu(s) problema(s) de saúde na caixa de pesquisa da questão “Tem algum problema de saúde ou doença crónica?”.

A lista de problemas de saúde apresentada tem por base uma adaptação da Classificação Internacional de Cuidados Primários, 2ª Edição (ICPC2) do Comité Internacional de Classificações WONCA (WICC) nas categorias: Infeções, Neoplasias, Anomalias Congénitas e Outros Diagnósticos. Na pesquisa livre, o programa permite procurar também doenças que estejam incluídas em cada um dos problemas classificados, sugerindo a respetiva classificação sempre que aplicável. Em geral, o programa sugere a melhor correspondência ao termo que indicou, na classificação ICPC2.

Alguns problemas de saúde mais específicos (como por exemplo os relativos a transtornos do metabolismo de determinados nutrientes) foram classificados de acordo com a International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems 10th Revision (ICD10). Caso tenha dificuldade em identificar corretamente o(s) seu(s) problema(s) de saúde nas nossas listas deve consultar um profissional de saúde (médico ou farmacêutico) para aconselhamento.

No caso de estar a preencher para terceiros (por exemplo criança ou idoso) deve identificar corretamente os problemas de saúde do doente em causa.

9.4. Como posso adicionar um medicamento que esteja a tomar?

Se estiver a tomar algum medicamento, quer seja de forma habitual (por exemplo, um medicamento para tratar a hipertensão ou a diabetes) ou ocasional (por exemplo, um antibiótico para tratar uma infeção), deve identificar esse(s) medicamento(s) na etapa 2 “Características”. Na caixa de pesquisa da questão "Toma algum medicamento?" deve procurar o(s) medicamentos(s). Deve pesquisar o medicamento pela respetiva marca, identificando corretamente a dosagem do medicamento e a forma farmacêutica (ou apresentação), alguns exemplos:

  • Ben-u-Ron, 500mg, comprimidos

  • Aspirina GR, 100mg, comprimidos gastrorresistentes

Se tiver dificuldade em identificar corretamente o(s) seu(s) medicamento(s) nas nossas listas deve consultar um profissional de saúde (médico ou farmacêutico) para aconselhamento. No caso de estar a utilizar o MedicamentoCerto.pt para terceiros (por exemplo criança ou idoso) deve identificar corretamente os medicamentos do doente em causa.

10. Pesquisa por "Medicamento", Etapa 3 - Resultados
10.1. Em que consiste a Etapa 3 - Resultados?

Nesta etapa poderá selecionar qual ou quais os medicamentos que pretende obter informação na etapa seguinte “Informação”. Para além do medicamento selecionado são ainda apresentados "Medicamentos alternativos" que contém a mesma indicação para o sintoma/problema de saúde e as características introduzidas.

Deverá selecionar qual(is) o(s) medicamento(s) que pretende obter informação e clicar em “Avançar” no final da página.

10.2. Em que consistem os “Medicamentos alternativos para tratamento”?

Os "Medicamentos alternativos" constituem Medicamentos Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) aprovados e comercializados em Portugal, de acordo com o INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., cujo respetivo Resumo das Características do Medicamento (RCM) e Folheto Informativo (FI) apresentam indicação de acordo com o sintoma/problema de saúde e as características introduzidas.

Estes medicamentos são indicados para o “sintoma” escolhido e para as características selecionadas. Constituem uma alternativa ao medicamento pesquisado. NÃO utilize qualquer destes medicamentos juntamente com o medicamento escolhido.

10.3. Como é que o MedicamentoCerto chega aos “Medicamentos alternativos para tratamento”?

A informação de base para o funcionamento do MedicamentoCerto.pt é a informação disponibilizada pelo INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., sobre cada MNSRM comercializado em Portugal, nomeadamente a que consta do respetivo Resumo das Características do Medicamento (RCM) e/ou do respetivo Folheto Informativo (FI) aprovados. Estes dados foram analisados e tratados por farmacêuticos e foi construída uma lógica de decisão que tem em conta toda a informação que vai sendo introduzida, quer sobre o problema de saúde ou sintoma, quer sobre o doente.

Os resultados sugeridos pelo MedicamentoCerto.pt são personalizados pois têm em conta o sintoma/problema de saúde e as características e histórico clínico de cada doente. Por isso, para que o aconselhamento se adeque ao seu perfil, é fundamental que identifique corretamente todas estas informações.

Notas importantes:

Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deve consultar SEMPRE o médico ou o farmacêutico.

O MedicamentoCerto.pt:

  • NÃO substitui a consulta de um profissional de saúde. Deve SEMPRE consultar um médico ou farmacêutico.

  • NÃO contém toda a informação relevante sobre problemas de saúde, sintomas, medicamentos ou outros produtos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO faz diagnóstico, autodiagnóstico ou triagem. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO deve basear-se exclusivamente em qualquer informação disponibilizada para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão).

  • NÃO garante o efeito do medicamento, nem a sua segurança, nem a inexistência de reações adversas ou efeitos secundários decorrentes da toma do medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

  • NÃO sugere, em caso algum, que o seu estado de saúde pode ser melhorado através da utilização de qualquer medicamento ou produto de saúde, nem que o seu estado de saúde pode ser prejudicado caso o medicamento ou produto de saúde não seja utilizado.

  • As informações contidas no MedicamentoCerto.pt destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo a informação disponibilizada uma decisão final.

  • Todo e qualquer dado introduzido é da exclusiva responsabilidade do utilizador e, em consonância, todo e qualquer resultado decorrente da utilização da plataforma MedicamentoCerto.pt é da responsabilidade total e exclusiva do utilizador.

10.4. Nas listas “Medicamentos alternativos”, o que significam os termos “efeito local” e “efeito sistémico”?

Na página de Resultados terá acesso a uma ou várias listas de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) que pode utilizar e que são adequados às características e ao histórico clínico que inseriu. Dentro de cada lista, só pode selecionar 1 (um) medicamento. Se os resultados incluem várias listas de medicamentos, pode selecionar um ou mais MNSRM mas só apenas 1 (um) medicamento de cada lista. As várias listas de medicamentos apresentadas para o mesmo sintoma consistem em diversas abordagens terapêuticas ou opções de tratamento que se complementam. Essas listas podem estar divididas em “Efeito local”, em que o medicamento atua diretamente no local onde é aplicado (pele, boca, garganta, etc.) e “Efeito sistémico” em que o medicamento é ingerido (tomado) e absorvido no sistema digestivo, passando para a corrente sanguínea.

Pode selecionar 1 (um) medicamento de cada uma destas listas, uma vez que a sua ação é complementar. Por exemplo, para aliviar a DOR DE GARGANTA pode utilizar um medicamento com “Efeito local”, como uma pastilha, e também um medicamento com “Efeito sistémico”, como um comprimido analgésico (para aliviar a dor).

Não é obrigatório selecionar um medicamento em cada lista, ou seja, pode selecionar apenas o(s) medicamento(s) que pretender.

10.5. Em que consiste as "preferências" nos resultados?

De forma a facilitar a pesquisa e a ir de encontro às suas preferências no que toca aos medicamentos apresentados estão disponíveis diferentes filtros:

  • Ordem alfabética: organiza os medicamentos apresentados por ordem alfabética de marca comercial.

  • Medicamento genérico: apresenta apenas os medicamentos genéricos.

  • Apresentações farmacêuticas1: surge uma lista com as diferentes apresentações disponíveis, por exemplo, Comprimido/Cápsula, Creme/pomada/gel, Forma líquida/para diluir. Poderá filtrar escolhendo o tipo de medicamento que pretende.

1. Os medicamentos foram classificados em grupos de apresentações farmacêuticas (formas farmacêuticas), definidos tendo por base a classificação do INFARMED.

10.6. Como estão organizadas as listas de "Medicamentos alternativos"?

Na página dos Resultados tem acesso a uma ou mais listas de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) disponíveis que poderá utilizar. Estas listas incluem os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) disponíveis, aprovados pelo INFARMED, comercializados em Portugal, com indicação para o sintoma ou problema de saúde identificado e adequados de acordo com as Características e Histórico introduzidos. As listas contêm todos os medicamentos que cumpram todas as condições acima referidas à data da última atualização da Base de Dados da serFarma1. A ordenação dos medicamentos em cada lista NÃO tem em conta qualquer critério clínico ou de qualidade. Pode reorganizar a lista de acordo com as suas preferências em “Preferências” (ver Em que consiste as "preferências" nos resultados?).

Não obstante estes critérios de organização, o MedicamentoCerto.pt é uma plataforma de aconselhamento isenta que disponibiliza a lista de MNSRM, ou seja, todos os MNSRM disponíveis, aprovados, comercializados e indicados para cada um dos problemas de saúde ou sintomas, de acordo com a informação constante da base de dados disponibilizada pelo INFARMED I.P. e mediante a informação tratada e disponibilizada pela serFarma1.

A partir da(s) lista(s) de resultados, pode selecionar um ou mais MNSRM mas só deve escolher 1 (um) medicamento de cada lista. As várias listas de medicamentos que podem ser apresentadas para o mesmo sintoma consistem em diversas abordagens terapêuticas ou opções de tratamento que se complementam. Por exemplo, para aliviar a DOR DE GARGANTA poderá utilizar um medicamento com “Efeito local”, como uma pastilha, e um medicamento com “Efeito sistémico”, como um comprimido analgésico (para aliviar a dor). Pode selecionar 1(um) medicamento de cada lista, uma vez que a sua ação é complementar. Não é obrigatório selecionar um medicamento em cada lista, ou seja, pode selecionar apenas o(s) medicamento(s) que pretender.

São apresentadas (sempre que possível) as imagens ilustrativas das embalagens externas e/ou internas dos medicamentos, para facilitar uma correta identificação do mesmo. A serFarma não garante que estas imagens tenham qualidade ótima e que correspondem às embalagens atuais dos medicamentos em causa.

1. As atualizações são da responsabilidade da serFarma e são realizadas com a periodicidade de 1(um) ano.

10.7. Que informação está disponível sobre o medicamento?

Em "Resultados" ao clicar em cada medicamento obtém a informação relevante para utilizar corretamente do medicamento selecionado, nomeadamente, os seguintes tópicos1:

  • Nome do medicamentos

  • Imagem do medicamento (se disponível)

  • O que é e para que serve

  • Não tome se

  • Antes de tomar

  • Como devo tomar/usar este medicamento?

    • Dose ou quantidade em cada toma

    • Imagens para apoiar a utilização correta (pictogramas)

    • Modo de administração

    • Dose máxima diária (dose ou quantidade máxima num dia, correspondente a 24 horas)

  • Por quanto tempo devo tomar este medicamento?

NOTA IMPORTANTE: A informação de utilização tem em conta os dados inseridos nos passos anteriores. Caso algum dado esteja incorreto ou incompleto, esta informação poderá estar errada, em caso de dúvidas contacte o seu médico ou farmacêutico.

  • Como guardar este medicamento?

Poderá ser apresentada informação pertinente adicional, por exemplo, quando é selecionada a opção “condutor de máquinas/veículos”, "Grávida" ou "A Amamentar".

A informação apresentada resulta do respetivo RCM do medicamento. Trata-se de uma informação resumida e filtrada de acordo com os dados inseridos ao longo da utilização da plataforma. Desta forma, deve consultar SEMPRE o Folheto Informativo. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

Notas importantes: Todos os medicamentos apresentam riscos de segurança que podem não estar descritos. A informação sobre determinado medicamento não sugere ou garante que este seja eficaz, seguro e isento de efeitos secundários. A informação disponibilizada não está completa e deve consultar SEMPRE o Folheto Informativo. Em caso de dúvidas consulte o médico ou farmacêutico.

1. Os tópicos de informação podem não estar sempre todos presentes para todos os medicamentos.

12. Alertas
12.1. Quais os alertas que podem surgir?

Ao longo do funcionamento da plataforma podem surgir diversos alertas. O MedicamentoCerto.pt emite dois tipos de alertas: alertas gerais e alertas de segurança.

1. Alertas gerais

Alerta de informação insuficiente - Sempre que esteja em falta alguma informação de preenchimento obrigatório surge um alerta sobre a necessidade do seu preenchimento. Deve preencher a informação em falta para poder prosseguir.

Alerta de verificação dos dados - Este alerta surge sempre que seleciona um sintoma e, de seguida, introduz características que não se adequam ao sintoma (por exemplo, se selecionar “Infeção vaginal” e nas características indicar o género “Masculino”, uma vez que a infeção vaginal é exclusiva do sexo feminino). Deverá rever a informação introduzida para poder prosseguir.

2. Alertas de segurança

O MedicamentoCerto.pt pode gerar alertas de segurança, de acordo com a informação inserida ao longo da plataforma. Estes alertas reforçam a importância de consultar o médico ou farmacêutico. Estes alertas surgem sempre que seleciona um ou mais "Sinais de alerta" na etapa "Sintoma". Podem surgir também quando são introduzidas determinadas características (idade, condições específicas, etc.), problemas de saúde ou medicamentos.

Perante algum alerta deste tipo, poderá optar por uma de duas possibilidades:

Parar” – Ao escolher esta opção todos os dados inseridos são eliminados e volta à página inicial.

Continuar” (NÃO RECOMENDADO) – quando decide ignorar o alerta e prossegue para as etapas seguintes. Nestas situações, está a ignorar um alerta de segurança que pode colocar a sua saúde e bem-estar, ou de terceiros, em risco.

Recomendamos que consulte SEMPRE um médico ou farmacêutico para a resolução do seu problema.

12.2. O que devo fazer perante um alerta?

Perante um “Alerta de informação insuficiente” deve preencher a informação em falta para poder prosseguir.

Perante um “Alerta de verificação dos dados” deve rever a informação introduzida para poder prosseguir.

Perante um “Alerta de segurança” deve clicar em “Parar”.

Recomendamos que consulte SEMPRE um médico ou farmacêutico para a resolução do seu problema.

13. O seu resumo
13.1. Em que consiste a funcionalidade “O seu resumo”?

De acordo com os dados que vão sendo inseridos pelo utilizador, "O seu Resumo” é criado de forma automática e em tempo real. Ao clicar no botão "O seu resumo" , disponível em todas as páginas no canto parte superior direito, pode consultar toda a informação que introduziu (sintoma, características, problemas de saúde e medicamentos). Esta funcionalidade permite ver e confirmar os dados que  o utilizador introduziu na plataforma.

14. Informações úteis
14.1. Como posso guardar a informação apresentada?

Muitos dos conteúdos de informação apresentados no MedicamentoCerto.pt estão disponíveis para guardar em PDF. Para isso bastará fazer download no símbolo , sempre que disponível.

14.2. O MedicamentoCerto.pt inclui conteúdos publicitários?

O MedicamentoCerto.pt é uma plataforma de acesso livre em que os custos de manutenção e atualização podem ser em parte suportados por empresas que a utilizam para disponibilizar conteúdos informativos e/ou publicitários sobre os seus produtos e/ou serviços.

Os conteúdos publicitários poderão surgir ao longo das várias etapas de funcionamento e estarão SEMPRE devidamente identificados com a designação “PUB”.

Não obstante a apresentação de conteúdos publicitários, o MedicamentoCerto.pt disponibiliza SEMPRE informação isenta, recolhida, resumida e revista por farmacêuticos.

14.3. Como posso identificar publicidade incluída no MedicamentoCerto.pt?

Os conteúdos publicitários poderão surgir ao longo das várias etapas de funcionamento e estarão SEMPRE devidamente identificados com a designação “PUB”. Os conteúdos apresentados nesta área são da única e exclusiva responsabilidade das empresas promotoras.

14.4. Quais são os termos e condições de utilização do MedicamentoCerto.pt?

Para poder utilizar a plataforma MedicamentoCerto.pt é obrigatório que leia e aceite os respetivos Termos e condições de utilização.


Termos de utilização

MedicamentoCerto.pt

1. Propriedade

O MedicamentoCerto.pt é uma aplicação web propriedade da empresa serFarma, Lda.

1.2. Direitos de propriedade intelectual e outros

Todos os conteúdos, textos, imagens e sons, bem como os logótipos, nomes, marcas e sinais distintivos disponibilizados ou apresentados em MedicamentoCerto.pt estão protegidos por direitos de propriedade intelectual e/ou outros, e são da única e exclusiva propriedade da serFarma, Lda. ou a ela se encontram licenciados.

A utilização ou reprodução, por qualquer forma, dos conteúdos do MedicamentoCerto.pt sem prévia autorização escrita da serFarma, são expressamente proibidas.

2. Acesso

Para aceder ao MedicamentoCerto.pt, o indivíduo deve residir em território português, ser maior de idade e aceitar os Termos de utilização aqui descritos. A utilização do site implica o conhecimento das restrições, isenções, responsabilidades e limitações, confirmando-se a aceitação prévia, e sem qualquer reserva, das mesmas.

3. Relação com a serFarma

O acesso ao MedicamentoCerto.pt e a sua utilização não implicam ou estabelecem, por si só, qualquer relação comercial, incluindo de clientela, consultoria, mandato ou qualquer outra, entre o utilizador e a serFarma ou pessoas a ela relacionadas.

4. Obrigações de utilização

O utilizador é responsável pela utilização de todos os conteúdos, informação, dados e/ou outros que registe, receba e/ou transmita através de Medicamentocerto.pt, pelo que concorda em avaliar e assumir todos os riscos associados à sua utilização, registo e/ou transmissão.

5. Funcionamento do MedicamentoCerto.pt

O MedicamentoCerto.pt disponibiliza informação  sobre problemas de saúde de menor gravidade (“sintomas”), Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e outros produtos de saúde. O utilizador aceita expressamente e reconhece que os MNSRM se encontram inequivocamente identificados como tal, existindo indicação expressa que se trata de um medicamento e estando incluídas as seguintes informações: nome do medicamento (marca), denominação comum (caso o medicamento contenha apenas uma substância ativa), dosagem (quantidade de medicamento por unidade do medicamento) e forma farmacêutica (forma como é apresentado). Estas  informações devem ser complementadas e confirmadas pela informação contida na respetiva embalagem secundária e no folheto informativo do medicamento em causa. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve consultar o médico ou o farmacêutico.

O MedicamentoCerto.pt® não permite fazer diagnóstico, autodiagnóstico ou triagem. O MedicamentoCerto.pt® não é um substituto do aconselhamento personalizado prestado por um profissional de saúde, carecendo sempre da sua decisão e responsabilização.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não pode, em caso algum, levá-lo a concluir que o aconselhamento por um farmacêutico, consulta médica ou a intervenção cirúrgica é desnecessária e que, em particular, lhe foi sugerido um diagnóstico ou preconizado o tratamento por correspondência.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não lhe sugeriu que o efeito do medicamento é garantido, sem reações adversas ou efeitos secundários, com resultados superiores ou equivalentes aos de outro tratamento ou medicamento.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não lhe sugere, em caso algum, que o estado normal da sua saúde pode ser melhorado através da utilização do medicamento, nem que o estado normal da sua saúde pode ser prejudicado caso o medicamento não seja utilizado.

O utilizador aceita expressamente e reconhece que o MedicamentoCerto.pt não o induz, por uma descrição ou representação detalhada da anamnese, ou por qualquer outra forma, a um falso diagnóstico ou auto-diagnóstico.

6. Informação constante do MedicamentoCerto.pt®

Toda a informação constante do MedicamentoCerto.pt® foi compilada pela serFarma com critérios de máxima idoneidade, atualização e correção. Os conteúdos são disponibilizados cumprindo todos os deveres de diligência e cuidados exigidos. Contudo, até à extensão máxima permitida pela lei aplicável, a serFarma não garante que a informação fornecida esteja isenta de erros - humanos e/ou informáticos - atrasos, interrupções, perdas de dados, omissões ou outros defeitos. Do mesmo modo, e não obstante as medidas técnicas e de segurança adotadas, a serFarma não garante que os seus ficheiros estejam isentos de vírus que contenham ou manifestem características contaminantes e/ou destrutivas.

A serFarma fará todos os esforços para assegurar que as informações fornecidas pelo MedicamentoCerto.pt® são precisas, atuais e completas mas não pode garantir essas qualidades. O utilizador aceita e reconhece que não deve basear-se exclusivamente em qualquer informação e/ou serviço disponibilizado no MedicamentoCerto.pt para fundamentar ou apoiar quaisquer decisões ou atos (por ação ou omissão), e nunca sem a prévia verificação ou análise crítica.

As informações contidas no MedicamentoCerto.pt destinam-se apenas a apoiar os utilizadores, não constituindo de forma alguma, ou em circunstância alguma, uma decisão final. O MedicamentoCerto.pt não é um substituto de um atendimento prestado por profissionais de saúde. O utilizador deve consultar um profissional de saúde em todas as circunstâncias.

7. Renúncia de garantias

O utilizador reconhece que todos os conteúdos do MedicamentoCerto.pt fornecidos pela serFarma são da exclusiva propriedade intelectual e direitos associados da serFarma. A serFarma não faz nenhuma declaração de garantia de qualquer espécie, implícita ou explícita, incluindo, mas não se limitando, à garantia relacionada com a precisão ou natureza do serviço, garantia de título, não infração, comercialização ou adequação a um determinado fim.

Além disso, sem limitação ao anteriormente exposto, o MedicamentoCerto.pt foi projetado para uma utilização em Portugal e só abrange os MNSRM e produtos de saúde comercializados e aprovados em Portugal. De acordo com o expresso anteriormente, o MedicamentoCerto.pt não fornece nenhuma informação sobre medicamentos não disponíveis em Portugal.

O utilizador reconhece que a atualização do MedicamentoCerto.pt fica ao critério exclusivo da serFarma. A serFarma não faz nenhuma declaração nem garantia, implícita ou explícita, no que diz respeito à compatibilidade da ferramenta, e suas futuras versões, com qualquer hardware ou software. A serFarma não representa, nem garante, a continuidade das características ou das instalações fornecidas pelo, ou através do serviço, nem a continuidade entre as várias versões dos mesmos.

Todas as garantias expressamente previstas deixam de ser aplicáveis: (1) se o utilizador final utilizar, alterar, armazenar ou instalar indevidamente todo ou parte do serviço; (2) se o utilizador final possuir ou utilizar software ou hardware que não cumpra as especificações fornecidas pela serFarma; (3) no caso de qualquer garantia expressa da conexão de ações ou omissões, externa à serFarma.

O utilizador compromete-se a:

i. Não imitar ou fazer passar-se por outrem nem fazer uma utilização abusiva da sua relação com outrem;

ii. Não violar, com ou sem intenção, qualquer lei nacional, regional ou internacional;

iii. Não registar e/ou transmitir, através de MedicamentoCerto.pt, qualquer conteúdo ilegal, ameaçador, provocador, abusivo, difamatório, obsceno, pornográfico, violador da privacidade, racista ou discriminatório contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas;

iv. Não registar e/ou transmitir, sem que para tal tenha direito, qualquer conteúdo sob lei ou contrato, incluindo informação confidencial obtida no âmbito de relações de trabalho ou profissionais, nomeadamente entre profissional de saúde-doente, ou informação que viole qualquer patente, direito de autor ou outro direito de propriedade de qualquer pessoa;

v. Não registar e/ou transmitir qualquer anúncio ou mensagem para grupos de pessoas não autorizados ou não solicitados, material promocional, esquema de negócio ou qualquer outra forma de solicitação;

vi. Não registar e/ou transmitir qualquer software que contenha vírus ou qualquer outro código, ficheiro ou programa de computador concebido para interromper, destruir, danificar ou limitar a funcionalidade de qualquer equipamento de hardware, software ou de telecomunicações;

vii. Não copiar, transmitir, modificar, distribuir, mostrar ou executar publicamente ou criar qualquer trabalho derivado de qualquer conteúdo que esteja disponível em medicamentocerto.pt;

vii. Não obter ou armazenar, sem autorização do respetivo titular, dados pessoais de outro ou outros utilizadores.

A serFarma não é responsável pelos resultados da decisão do utilizador através da consulta do MedicamentoCerto.pt, nem por quaisquer informações ou resultados por ele apresentados. A serFarma não assume, portanto, qualquer responsabilidade decorrente do incumprimento, por parte dos utilizadores, dos presentes termos e condições.

8. Publicidade

A publicidade no MedicamentoCerto.pt, bem como os conteúdos e hiperligações associadas, são da exclusiva responsabilidade das entidades anunciantes. A serFarma não se responsabiliza por quaisquer danos que possam ocorrer em virtude de relações que o utilizador venha a estabelecer com entidades que publicitem no MedicamentoCerto.pt.

Qualquer publicidade será distinguida com a menção PUB e estará claramente localizada em banners e/ou caixas especificamente criadas para o efeito.

9. Hiperligações ("links")

Em MedicamentoCerto.pt poderão existir hiperligações ("links") para outros sites da internet, registados em nome de terceiros. Estas hiperligações não traduzem qualquer ligação e/ou controlo sobre os mesmos, não se responsabilizando a serFarma pelos conteúdos aí disponibilizados, sua veracidade, correção e/ou exatidão, nem pela utilização que deles seja feita.

10. Avisos e alertas

A serFarma poderá eventualmente divulgar aos utilizadores avisos, através da criação de links para avisos, e que poderão servir para comunicar alterações aos presentes termos e condições ou para informar sobre qualquer outra matéria.

11. Responsabilidade

A serFarma não será responsável por quaisquer danos, prejuízos e/ou perdas sofridas pelo utilizador ou por terceiros em virtude de acasos fortuitos e/ou circunstâncias de força maior que ocorram durante a utilização do MedicamentoCerto.pt.

Sob nenhuma circunstância a serFarma terá responsabilidade perante o utilizador final ou qualquer outra pessoa por quaisquer danos diretos, indiretos, exemplares, especiais ou consequentes, decorrentes ou relacionados com a utilização ou incapacidade de utilizar o serviço ou com os conteúdos fornecidos pelo mesmo.

12. Assunção de Risco, Isenção de Responsabilidade, Indemnização

O utilizador final assume todos os riscos na seleção e utilização dos serviços MedicamentoCerto.pt e dos seus conteúdos. A serFarma não será responsável por quaisquer erros, imprecisões ou omissões relativas ao conteúdo disponibilizado ou por quaisquer atrasos ou interrupções na entrega do serviço.

O utilizador final reconhece ainda que a serFarma:(a) não tem controlo nem responsabilidade pela utilização final dos serviços do Medicamentocerto.pt e dos seus conteúdos; (b) não tem conhecimento das circunstâncias específicas e exclusivas em que o serviço e os respetivos conteúdos fornecidos possam ser usados pelo utilizador; (c) não assume nenhuma obrigação de completar ou atualizar o conteúdo de Medicamentocerto.pt; (d) não tem responsabilidade pelos dados ou informações fornecidas na sequência da utilização de Medicamentocerto.pt, por pessoas externas à serFarma.

A serFarma não será responsável, perante qualquer pessoa, por algum acordo de indemnização, reivindicações, ações judiciais, procedimentos, custos, honorários, danos ou outras perdas (pessoais ou coletivas) decorrentes ou relativas ao uso do Medicamentocerto.pt ou do conteúdo por ele disponibilizado. A serFarma não é responsável por quaisquer dados ou informações do serviço em casos de delito, danos pessoais ou negligência.

Além disso, não obstante o definido anteriormente, a serFarma não será responsável, em nenhuma circunstância, por quaisquer danos especiais, acidentais, diretos ou indiretos, de perda de lucros ou perda de negócios, decorrentes da utilização de MedicamentoCerto.pt

13. Disposições finais

A serFarma reserva-se o direito de, a todo o tempo e sem aviso prévio, rever os presentes termos e condições de acesso e utilização, com efeitos a partir da data da sua divulgação.

Caso alguma das disposições dos presentes termos e condições seja considerada ilegal ou inaplicável, no todo ou em parte, deverá a mesma ser considerada como não fazendo parte destes termos e condições, mantendo-se a validade e aplicabilidade das restantes disposições.

O presente website rege-se pela Lei portuguesa.

Para mais informações poderá contactar a serFarma através de:

Morada: Rua Pedro Nunes | IPN Edif. C | 3030-199 Coimbra

Contacto: + 351 934 017 030

Email: apoio@serfarma.pt

14.5. Como posso consultar a ficha técnica do MedicamentoCerto.pt?

Poderá obter mais informação sobre as especificidades técnicas e legais dos conteúdos disponibilizados em MedicamentoCerto.pt em “Sobre o medicamentocerto”.

14.6. Contactos

Em "Ajuda" encontra resposta às principais questões relacionados com o MedicamentoCerto.pt. Se não ficar esclarecido ou se tiver alguma dúvida contacte a serFarma.

Contactos:

Morada: Rua Pedro Nunes, IPN, Edifício C, 3030-199 Coimbra

Email: geral@medicamentocerto.pt